Soja mantém movimento positivo na CBOT nesta quarta. Tempo seco no sul do Brasil e na Argentina preocupa.

Bom dia! A Bolsa de Chicago abriu seus trabalhos nesta quarta-feira dando continuidade ao movimento positivo para a soja observado desde o início da semana. Os fundos investidores seguem posicionados no lado da venda, e a cobertura de posições vem dando espaço para ganhos ao longo da semana, mesmo diante de poucas novidades no mercado agrícola. A China segue ausente das compras nos EUA, focando suas importações na soja brasileira.
As ofertas de soja no Golfo Americano operam com prêmios ao redor de +58 cents sobre Chicago, enquanto no Brasil as ofertas para Março/20 ficam em torno de +44 cents. Essa diferença permanece ao longo dos próximos meses, o que deve manter o Brasil firme na liderança das exportações neste primeiro semestre. No caso do milho, quem lidera a competitividade global neste momento é a Argentina. O Peso vem perdendo força frente ao dólar nas últimas semanas, porém os produtores do país seguem retraídos nas vendas.
CLIMA – AMÉRICA DO SUL
A situação da safra de verão no Rio Grande do Sul vem se agravando, e perdas na soja entre 15-30% já são apontadas por entidades que atuam no estado. As chuvas sobre a região continuarão escassas nos próximos 10 dias, com volumes acumulados chegando a apenas 30-35 milímetros em algumas localidades, enquanto o oeste do estado deve continuar completamente seco.
O que preocupa também é a situação na Argentina, onde além do tempo mais seco observa-se também um aumento significativo das temperaturas médias. As últimas atualizações climáticas até ampliaram o volume de chuvas esperado sobre o sul da região produtora do país, porém grande parte das lavouras ainda permanecem secas nos próximos dias, o que já chama a atenção dos operadores em Chicago.