Mercado continua sustentado nesta manhã com o contínuo combate econômico/sanitário ao Coronavírus. Confira nosso ALERTA.

Bom dia! O mercado mundial de ações continua sustentando novas altas nesta manhã, baseado nas expectativas de que vários Bancos Centrais estariam com operações coordenadas para conter a desaceleração econômica causada pelo Coronavírus. As taxas de juros de países de importância econômica estão sendo cortadas para acelerar a demanda mundial. A estratégia baseia em antecipar uma recessão com políticas monetárias mais facilitadas.
CONFLITOS COMERCIAIS
O Governo Chinês começou a receber hoje aplicações para as licenças de importações de produtos estadunidenses sob a isenção tarifária. Ainda não há nenhuma confirmação de que qualquer aplicação havia sido aceita. Entretanto os operadores de Chicago estão atentos ao início da Fase 1 do Acordo Comercial. Se até meados de março nenhuma demanda chinesa for presente para grãos dos Estados Unidos, o mercado se tornará extremamente descontente com a tentativa de reconciliação comercial.
CORONAVÍRUS
As taxas de recuperação do COVID-19 saltaram para 52,7% dos casos nesta manhã, saindo de 50,8% até ontem. Enquanto isso, as taxas de mortalidade permanecem em 3,4%. Apesar da contínua dispersão da doença, as medidas de controle estão se mostrando eficientes. De fato, observaremos uma desaceleração econômica mundial neste primeiro trimestre do ano, entretanto os efeitos negativos estão sendo limitados pelo controle sanitário e a ação de Bancos Centrais.
ALERTA: Se a demanda chinesa não retornar ao Estados Unidos até meados de março, enfrentaremos novas correções de baixa nas cotações da CBOT.