Semana começa com caos nos mercados mundiais!

Bom dia! A segunda-feira começou com mercados financeiros exibindo quedas intensas em todo o mundo. A disputa pelo controle de preços do petróleo e a expansão do Covid-19 em diversos países vem trazendo pânico aos mercados, com investidores correndo do risco de desaceleração da economia global, tendo em vista as paralisações de atividades sociais e comerciais nos países mais afetados pelo vírus.
No Brasil não é diferente, e o dólar já abriu a sessão de hoje em forte alta, de quase 3%, operando acima dos R$4,75 nesta manhã. A Bolsa de Chicago vem caindo forte, em linha com todos os ativos listados em bolsa. O óleo de soja lidera o movimento negativo, (-4,2%), principalmente impactado pelos efeitos negativos do mercado do petróleo, que opera em baixa de mais de 20% nesta manhã.
Hoje será um dia de sangramento para os ativos financeiros mundiais, o que deve continuar refletindo nos preços das commodities agrícolas. O dólar forte frente ao Real deve minimizar as perdas da CBOT, devendo inclusive impulsionar novas altas caso as intervenções do Banco Central não tenham impactos significativo na contenção dos avanços da moeda americana.
CLIMA – AMÉRICA DO SUL
Durante o final de semana, poucas mudanças foram observadas nas projeções climáticas para os próximos dias. Enquanto chuvas intensas segue presentes no centro-norte do país (MT, GO e Matopiba), o padrão mais seco prevalece no sul do Brasil, no MS e em SP. O alívio às lavouras do Rio Grande do Sul ainda não é esperado ao longo desta semana. Na Argentina, chuvas em volumes moderados se projetam sobre as principais regiões produtoras, o que deve limitar maiores problemas caso realmente se confirmem.