Terça-feira de ganhos para as bolsas globais. Grãos em recuperação!

Bom dia! Após o colapso geral observado na sessão de ontem, nesta terça-feira os mercados financeiros vêm operando positivamente após diversos anúncios de incentivos dos governos para limitar os efeitos da crise do petróleo e da dispersão do Covid-19. O petróleo já exibe alta de 10% nesta manhã, altas em linha com os principais índices negociados em Chicago. O movimento de alta também vem puxando ganhos para todas as commodities agrícolas nesta manhã.
Hoje é dia de novos relatórios de safra do USDA e da Conab. A companhia brasileira já publicou suas projeções nesta manhã trazendo mais um aumento na safra de soja brasileira, agora estimada em 124,2 milhões de toneladas, contra 123,2 em Fevereiro. No caso do milho, a produção total teve leve correção para baixo, passando de 100,5 para 100,1 milhões de toneladas, o que reduziu também os estoques finais para a Safra 2020.
Para o USDA, a principal expectativa é quanto as exportações e estoques nos Estados Unidos. Os chineses realizaram pequenas compras de sorgo, carne suína, trigo e DDGs nos últimos dias, porém o volume ainda é restrito. Na soja, os chineses continuam completamente concentrados no Brasil.
EXPORTAÇÕES – SOJA
Em 2020 (Jan-Fev), a China importou um total de 13,5 milhões de toneladas de soja, alta de 1,7 milhões (ou 14%) em relação ao volume registrado em 2019, e muito próximo do recorde de 2018. No ano comercial (Set-Fev) as compras chegaram a 37,5 milhões de toneladas, alta de 7,7 milhões frente a 2019 (+26%). O ritmo atual se mantém acima do necessário para atingir a atual projeção do USDA (88 milhões de toneladas), o que aponta para compras ainda maiores do que o esperado ao longo do ano.
Na última semana o Brasil embarcou 2,61 milhões de toneladas de soja ao exterior, volume bem acima dos EUA, que exportou 572 mil toneladas no período. Neste ano comercial brasileiro (iniciado em Jan-20), o Brasil soma compromissos de exportação de 22,28 milhões de toneladas, volume 40% superior a 2019.