Grãos abrem semana em queda novamente, com Covid-19 no foco. Dólar opera acima de R$4,90 no Brasil.

Bom dia! Mais uma semana de fortes emoções no mercado mundial vem se materializando. O Covid-19 fora da China segue em ampla dispersão, e a cada dia novas medidas vêm sendo anunciadas pelos governos dos principais países afetados, tanto no âmbito econômico por meio dos Bancos Centrais, assim como medidas sociais de restrição de movimentação e aglomeração de pessoas.
As principais bolsas mundiais já operam em forte baixa nesta manhã, e o Ibovespa também deve abrir novamente em queda robusta. O dólar vem registrando alta de mais de 1% frente ao Real, operando acima dos R$3,90, o que mantém suporte positivo para as cotações dos grãos no Brasil mesmo diante das quedas em Chicago. Os prêmios de exportação da soja registraram altas na última semana, refletindo a demanda recorde da China neste começo de 2020.
Nos mantemos num momento de alta instabilidade no mercado. Nossa recomendação segue no sentido de mantermos a cautela. Consulte seu consultor da ARC para elaborar sua estratégia.
CLIMA – AMÉRICA DO SUL
Chuvas em boas intensidades foram registradas sobre praticamente toda a região produtora da Argentina durante o final de semana, o que deve encerrar o ciclo de perdas de potencial produtivo nas lavouras do país. Mais chuvas estão programadas para chegar ao país nos próximos dias, o que consolida este cenário favorável.
No sul do Brasil, chuvas foram registradas na região central e no sudoeste do Rio Grande do Sul, trazendo leve alívio as lavouras locais. Nos próximos 05 dias, volumes entre 20-40 milímetros são projetados para praticamente todo o centro-sul brasileiro, enquanto chuvas mais intensas devem ocorrer somente no norte e nordeste do país.