Commodities agrícolas abrem o dia próximas da estabilidade na CBOT. Compras chinesas nos EUA voltam à cena do mercado.

Bom dia! Os mercados globais abriram o dia em nível de otimismo moderado, e de forma geral operam em campo positivo, próximos da estabilidade. O petróleo opera em baixa hoje, porém as commodities agrícolas se mantêm firmes, com leves altas nesta manhã de quarta-feira.
FASE 1 – ACORDO COMERCIAL
Nossas informações comerciais nos portos americanos afirmam que a China adquiriu 250 mil toneladas de milho dos EUA nas últimas horas. Com isso, as compras totais chegariam a 1 milhão de toneladas em menos de 01 semana, sinal bastante positivo de que os dois países devem avançar na Fase 1 do acordo comercial firmado em janeiro. Estas compras utilizam cotas sem tarifas, as quais devem ser ampliadas nos próximos meses.
PACOTE DE AUXÍLIO – CORONAVÍRUS – EUA
Em relação ao mercado financeiro, a principal atenção neste momento é o gigante pacote de 2 trilhões de dólares anunciados ontem pelo governo dos Estados Unidos, que além de direcionar recursos diretos aos cidadãos com menor renda, irá direcionar 50 bilhões de dólares para um programa de apoio aos agricultores do país, medida semelhante à adotada em 2019 em função da Guerra Comercial. De forma geral, maiores detalhes do apoio à agricultura só devem ser divulgados após o plantio da safra do país, visando evitar efeitos artificiais ao mercado durante a tomada de decisão de que cultura semear.
MERCADO – BRASIL
No Brasil, o dólar vem operando próximo da estabilidade nesta manhã. Apesar do Covid-19, as perspectivas para exportação de soja e farelo brasileiro seguem inalteradas até o momento, e a demanda se mantém firme nos portos, o que dá suporte aos prêmios. No lado climático, destaque para a boa melhora no quadro de chuvas sobre o sul do país, o que deve trazer melhores condições para conclusão da safra de verão e desenvolvimento da safrinha.