O otimismo se espalha por todo o mercado hoje. Será que o “Coronavírus” saturou a especulação? Confira a RECOMENDAÇÃO!

Boa tarde! O mercado hoje sofreu uma reviravolta com notícias otimistas diante das tentativas bem-sucedidas de controle do Coronavírus, onde as taxas de recuperação já alcançam mais de 50% dos casos infectados. Além do mais, a partir de amanhã importadores chineses poderão comprar quotas de soja estadunidense sob isenção tarifária, o que, em teoria, irá impulsionar temporariamente a demanda pelo grão norte-americano. Entretanto, a ARC ainda questiona a viabilidade da compra da oleaginosa nos Estados Unidos sendo que o grão no Brasil continua possuindo ofertas mais baratas mesmo levando em consideração a isenção tarifária da China.
EXPORTAÇÕES BRASIL – SOJA
Neste momento, o Brasil já vendeu ao exterior cerca de 25% de toda a projeção de exportações para este ano comercial 2020. Na última semana, o Brasil embarcou ao exterior um total de 1,85 milhão de toneladas, contra 670 mil toneladas embarcadas nos Estados Unidos. A demanda chinesa segue fortemente concentrada no produto brasileiro, com forte interesse de compra sendo observado nos últimos dias. Os compromissos totais de exportação de soja brasileira (navios embarcados + navios em espera + navios em deslocamento) somam até o momento 18,78 milhões de toneladas, mantendo-se em nível recorde para este período do ano, 32% acima do registrado em 2019.
DÓLAR
O mercado especulativo parece chegar num ponto de exaustão sobre a variável do Coronavírus. O mercado acionário no Brasil operou com otimismo hoje, baseado no entendimento dos operadores de que os efeitos da atual crise sanitária global parecem não trazer efeitos negativos tão exagerados.
RECOMENDAÇÃO: Estamos nos aproximando de um novo momento de venda, com todas as variáveis para o mercado brasileiro em alta: Dólar, Prêmio e CBOT. Devemos manter a paciência, porém ativos na procura de ofertas!