Dia positivo para o mercado financeiro, mas soja não segura ganhos na CBOT.

Boa tarde! Mesmo em meio a um dia positivo para os mercados financeiros de todo o Ocidente, as cotações da soja e seus derivados (farelo e óleo) não conseguiram manter as altas observadas na abertura da sessão. As cotações da soja vêm testando os patamares mais baixos nos últimos anos no contrato Maio/20, o mais negociado neste momento, já se aproximando do limite técnico de resistência de baixa em US$8,45 por bushel. No caso do milho, o suporte hoje veio das boas altas observadas no petróleo, o que motiva altas no mercado de etanol norte-americano.
No Brasil, os preços da soja e do milho no mercado físico se mantiveram próximos da estabilidade nesta sexta, com dólar subindo moderadamente frente ao Real, próximo dos R$4,80. Os futuros do milho na B3 continuam em movimento de valorização, registrando novas altas hoje.
De forma geral, apesar de um dia majoritariamente positivo aos mercados mundiais, o risco gerado pela dispersão do Covid-19 continua presente, e devem manter alta volatilidade nos ativos financeiros e nas commodities na próxima semana.
CLIMA – AMÉRICA DO SUL
As leituras climáticas de hoje apresentaram uma boa melhora no quadro de chuvas projetadas para o sul do Brasil nos próximos dias. As atualizações ampliaram o volume de chuvas esperadas na porção centro e sul do Rio Grande do Sul já neste final de semana. Os volumes acumulados ganham maior intensidade a partir do dia 18 de março, o que se confirmado, deve encerrar o ciclo de perdas produtivas sobre as lavouras do estado. Este mesmo cenário se projeta também sobre as principais regiões produtoras da Argentina, trazendo importante melhora no já defasado quadro de umidade nos solos do país.
Nas demais regiões brasileiras, chuvas em baixos volumes são esperadas nos próximos 05 dias (menos de 20 mm acumulados) sobre os estados de SC, PR, SP, MG, BA, MS e no centro sul de GO e MT. No norte (TO, PA, MA, PI e norte de MT e GO) as chuvas seguem intensas nos próximos dias, com acumulados superando os 50 milímetros.