Preocupações com demanda nos EUA derrubam preços de milho na CBOT. Soja fecha terça-feira em recuperação.

Boa tarde! O movimento de altas observado hoje nas cotações da soja em Chicago registrou enfraquecimento ao longo da sessão, porém ainda fechou o dia em campo positivo. Apesar de poucas novidades presentes no mercado agrícola, as cotações da oleaginosa acompanharam as movimentações do mercado financeiro em geral, que hoje buscou recuperação após as fortes quedas no início da semana. Os operadores se concentraram no lado da compra de contratos hoje, reduzindo a grande posição vendida em soja que se encontram no mercado.
Já o milho observou quedas intensas na sessão desta terça, focado principalmente nas lentas exportações norte-americanas neste ano comercial e na redução esperada no consumo interno do país. A tendência realmente se mantém baixista para o milho em Chicago, porém queda mais robustas só devem ser observadas após maior clareza sobre a safra norte-americana, que caso registre um plantio dentro da normalidade e não tenhamos graves perdas na safrinha brasileira, deve caminhar para patamares próximos a US$3,20 no longo prazo.
No Brasil, os contratos de milho para Maio/20 na B3 também acompanharam o movimento de quedas em Chicago, registrando fortes baixas durante o dia. Já o mercado físico se manteve firme, com altas observadas nas principais praças do interior do país.
CLIMA – AMÉRICA DO SUL
Nos próximos 10 dias as chuvas se intensificam sobre praticamente todo o centro e norte do Brasil. Nos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no Matopiba as chuvas acumuladas no período devem superar os 125 milímetros, trazendo boas condições para a conclusão da safra de verão e ampliando o estoque hídrico para as lavouras de safrinha.
Já no sul do país, incluindo também os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, as chuvas permanecem em níveis moderados, com precipitações no período não devendo superar os 35 milímetros, mantendo condições preocupantes para a safra de verão gaúcha e a safrinha de milho no Paraná.