Baixo volume de negócios na CBOT nesta sexta. Soja fecha semana com ganhos nas cotações.

Boa tarde! A sexta-feira fechou com pequenos ganhos para as cotações da soja na Bolsa de Chicago. A oleaginosa acumulou boas altas no acumulado da semana, movimento puxado principalmente pela confirmação de novas compras dos chineses nos Estados Unidos. Porém o mercado ainda caminha em ritmo de cautela diante da continuidade da rápida dispersão do Covid-19 pelo mundo, e os investidores ficam alertas quanto a possíveis reduções na demanda global e dificuldades logísticas em algumas partes do mundo.
As indústrias de esmagamento de soja na China vêm operando abaixo da capacidade normal, com cerca de 15-25% das empresas ainda não retomando suas atividades após as paralisações em função do Coronavirus. Os estoques de soja na China estão em bons níveis, e as compras recentes estão sendo intensas, porém o ritmo de esmagamento no país está afetado, o que diminui os estoques de farelo e puxa as margens para cima.
O milho seguiu operando em campo negativo nesta sexta, tanto na B3 (BM&F) quanto na CBOT. Os fundamentos do mercado internacional de milho têm se tornado mais negativos nas últimas semanas, à medida que o consumo de biocombustíveis e os preços do petróleo vem caindo rapidamente. A preocupação para o Brasil é que, com estoques maiores nos EUA devido ao menor consumo do cereal, as exportações do país sejam incentivadas, reduzindo espaço do milho brasileiro no mercado externo.
CLIMA – AMÉRICA DO SUL
Sem grandes alterações nas leituras climáticas atualizadas hoje. Chuvas intensas ficam concentradas sobre o extremo norte brasileiro, trazendo chuvas acumuladas nos próximos 10 dias superando os 75 milímetros no centro-norte do Mato Grosso, no Maranhão e em toda a região Norte do Brasil. No centro-oeste, no sudeste e no sul do país, os volumes esperados são moderados, entre 25-50 milímetros acumulados.
Ponto de atenção sobre o oeste baiano, que deve receber poucas chuvas até 06 de abril, com acumulado não devendo superar os 20 milímetros. Na Argentina, as condições gerais são favoráveis nos próximos dias.